terça-feira, 8 de março de 2016

Pastoral Carcerária realiza encontro na Arquidiocese de Mariana

Entre os dias 2 e 4 de maio foi realizado na Arquidiocese de Mariana a 16º Assembleia da Pastoral Carcerária do Regional Leste II. O tema do encontro foi “a violação da dignidade e da liberdade humana”. O evento contou com assessoria do padre Ricardo Rezende, do clero da Arquidiocese do Rio de Janeiro e reuniu 170 agentes de Minas Gerais e Espírito Santo, que formam o Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
           
Sete representantes da Arquidiocese de Juiz de Fora participaram do evento, padre José Maria, diácono Nivaldo, seminarista Jorge (comunidade Magnifica), Ubiratã, Maria Amélia, José Fernandes e o diácono transitório da Catedral, Welington Nascimento de Souza.



O tema do encontro foi inspirado na Campanha da Fraternidade deste ano que aborda o tráfico humano. “Este tema nos convida a refletir sobre a liberdade para a qual “Cristo nos libertou” (cf. Gl 5, 1) e nos estimula a nos converter e lutar corajosamente para que todo ser humano seja respeitado em todos os seus direitos, vivendo plenamente os seu deveres e promovendo de maneira intensa e permanente a Palavra de Deus em nossa sociedade”, explicou o diácono Wellington. 

O objetivo da 16º Assembleia da Pastoral Carcerária do Regional Leste II foi pensar a realidade de tantos seres humanos a cautelados nas Unidades Prisionais nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A partir das experiências dos agentes que atuam junto dos encarcerados.

“Depois de tantos debates, testemunhos e troca de experiências refletimos que desejamos assumir o sonho de Deus em nossa missão pastoral, isto é, viver simplesmente o amor samaritano. Amor que busca fazer o bem sem desejar nada por isso”, finalizou diácono Welington.

Ao final do encontro os participantes redigiram uma declaração com o nome de “O sonho de Deus: um continente sem prisões” apontando as condições precárias dos presídios em Minas Gerais e Espírito Santo.

Foto: César do Carmo

Nenhum comentário: