segunda-feira, 21 de março de 2016

Pastoral Carcerária realiza formação para coordenadores e assessores (arqui)diocesanos

A Pastoral Carcerária do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizou nos dias 26 a 27 de fevereiro, na Casa das Irmãs Sacramentinas, em Belo Horizonte (MG), o Encontro de Formação de Coordenadores(as) e Assessores (as) (Arqui)diocesanos(as).

Com o objetivo discutir e encaminhar alguns pontos importantes na caminhada da Pastoral para ano de 2016, os participantes conversaram sobre a eleição da coordenação Colegiada da Pastoral Carcerária do Regional Leste 2, o Jubileu Extraordinário da Misericórdia e Jubileu dos presos e a Campanha da Fraternidade Ecumênica, além  da organização da Assembleia da Pastoral Carcerária que será realizada nos dias 22 a 24 de abril, na diocese de Uberlândia (MG). O encontro propôs também a reflexão sobre os desafios e dificuldades de prestar Assistência Religiosa nas unidades prisionais.

Essa formação para os coordenadores, vice coordenadores e assessores (Arqui)diocesanos da Pastoral Carcerária acontecem duas vezes ao ano sendo, uma em fevereiro e outra em outubro.

Para a coordenadora arquidiocesana da pastoral, Magda de Fátima e Oliveira, é preciso viver os ensinamentos do Papa Francisco nesse trabalho pastoral. “O Papa Francisco revela sua atenção afetuosa para com os presos e confidencia que, cada vez que passa ‘pela porta de uma prisão para uma celebração ou para uma visita", sempre tem este pensamento: por que eles e não eu?’ e que a queda deles poderia ter sido a minha’”, lembra.

Fonte: CNBB Leste 2

Nenhum comentário: