quinta-feira, 15 de setembro de 2016

300 de bênçãos, 300 da aparição


Queridos leitores, 12 de outubro a igreja celebra o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. No próximo ano, 2017, estaremos comemorando 300 anos de aparição de nossa mãe morena. Para bem celebrarmos essas datas queremos relembrar um pouco de sua história. A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida data de meados de 1717. Três pescadores, após diversas tentativas de pegar algum peixe, quase desistindo, sentem que na rede existe alguma coisa e então constatam que se tratava de uma imagem sem cabeça. Logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.

A santinha foi pelos pescadores reverenciada, já por ter intercedido e o milagre da pesca ter si dado. Ela então foi passando de pai para filho, um oratório simples foi montado, onde amigos e família se reuniam para, aos sábados, render graças a Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.
Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha). No ano de 1894, chegam os redentoristas para cuidar da Basílica e dos romeiros.


A primeira Basílica também torna-se pequena. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o “maior Santuário Mariano do mundo”.


Seminarista Jadai Leandro

Nenhum comentário: