terça-feira, 6 de dezembro de 2016

São Nicolau – O bom velhinho

São Nicolau, comemorado dia 6 de dezembro, é muito amado pelos cristãos e mais ainda pelas crianças que o denominam papai Noel. Era filho de família de posses, e de vida de oração, nasceu no ano 275 na cidade de Pátara, na Ásia Menor. Ordenou-se padre para a diocese de Mira, onde com zelo evangelizava os pagãos, mesmo sendo ele e os cristãos perseguidos.

Muito caridoso certa feita recebeu uma importante quantia de dinheiro e a distribuiu entre os mais necessitados, ajudou moças que deveriam a mando do pai se prostituir para constituir o dote do casamento, fazendo isso de forma anônima pois jogava em suas janelas bolsas cheias de dinheiro suficientes para o dote. 

Por sua trajetória de amor e zelo pelo povo de Deus é sagrado Bispo de Mira, conquistando a todos do lugar com sua vida de oração, zelo e seu carisma de milagres.
Consta também nos relatos históricos que foi preso por conta da perseguição aos cristãos, sendo julgado e condenado a morte. Contudo felizmente em 313 foi salvo pela publicação do edito de Milão, que concedia anistia religiosa.

Em Nicéia, durante a realização do Concilio, São Nicolau viu ser declarada a consubstancialidade de Jesus em relação ao Pai.  Colaborando muito para o andamento deste concilio.

Ele vendo a pobreza da época, observou que as crianças pobres não podiam ganhar presentes pela ocasião do natal, saia então pelos países do norte da Europa, vestido com suas roupas corais, próprias de um bispo, e entregava brinquedos às crianças, os quais ele mesmo confeccionava em uma oficina improvisada.

O tempo foi passando e o mundo comercial distorceu a história de São Nicolau, o bom velhinho, um bispo, virou um senhor que usa roupas vermelhas e incentiva a compra desenfreada de presentes que as vezes nem são necessários e faz com que se esqueça o verdadeiro sentido do natal, o nascimento de Jesus, o nosso maior presente. 

Esse querido Santo, o bom velhinho, é para nós exemplo de carinho, de bondade, de fraternidade. E para muitos que algum dia se perguntaram, eis a resposta, sim papai Noel existiu, só não era da forma que você pensava.

Que Jesus motivo maior do natal, seja seu presente e esteja sempre presente em sua vida. Aos queridos leitores e família, um abençoado natal, cheio de paz e amor.

São Nicolau, rogai por nós!


Seminarista Jadai Leandro Alves


Nenhum comentário: