domingo, 20 de março de 2016

Vida de Santo

São Dimas - o Bom Ladrão e Jesus Cristo
Queridos leitores, a coluna Vida de Santo trará em todas as edições um pouco sobre a vida destes homens e mulheres que deram sua vida pelo evangelho, pela causa do irmão. Nesta edição, de forma especial, não seguiremos os santos do mês, falaremos de São Dimas, o bom ladrão, o santo padroeiro pela conversão de bêbados, jogadores e ladrões.

Dimas foi célebre ladrão. Exerceu o banditismo na Judéia. Era de origem egípcia, pagão, e não judeu. “Sobre a cruz – diz são João Crisóstomo – dois ladrões, imagem dos judeus e dos gentios. O ladrão penitente, a imagem do paganismo, andando primeiramente no erro, e voltando para a verdade. O que permanece ladrão até a morte é a imagem dos judeus até a hora da crucifixão andaram eles pelo caminho do crime. A cruz, porém os separa."

Dimas foi crucificado como Jesus Cristo. Cravaram-lhe as mãos e os pés na cruz. Não há probabilidade de que tenha sido simplesmente amarrado na cruz. Não era este o modo de crucificar os grandes criminosos. A crucifixão importava na transfixão das mãos e dos pés na cruz. Era horrível tortura.

Crucificado ao lado de Jesus, Dimas percebeu logo a mansidão, a doçura, de Jesus. Dimas observou a paciência de Jesus e se comoveu. Tocado pela graça, se converte miraculosamente. Heróica foi a fé e admirável a confiança daquele pobre Ladrão naquela hora. Via ao seu lado um homem crucificado, blasfemado, insultado, de modo vil pela plebe e pelos sacerdotes e os inimigos; entretanto tocado miraculosamente pela graça, reconhece em Jesus crucificado o Messias e um Deus, o Senhor de um Reino celestial.

ORAÇÃO: “Ó São Dimas, padroeiro e intercessor junto do Senhor. Com um coração cheio de confiança e de esperança me dirijo a ti. Foste o primeiro santo a saciar-se dos frutos da redenção: “Bebeste, com alegria, nas próprias fontes da salvação” Quando, no alto do Calvário Jesus sofria o suplício a teu lado e era injuriado pela multidão dos presentes, tiveste a lealdade e a coragem de defendê-lo publicamente, declarando-o inocente em contraposição à culpa que pesava sobre nós.

Pedistes a Ele um gesto de “lembrança” amiga, quando viesse em seu reino. Soubeste unir os teus sofrimentos aos de Cristo e aos de Maria Santíssima, Mãe das Dores . Considerastes a Cruz o triunfo do amor sobre o ódio e o pecado.O Senhor Jesus, te garantiu o prêmio eterno: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”.Ó São Dimas,dirijo-me a ti, como pecador confiante, para que me conduzas “com segurança” ao trono da misericórdia a fim de conseguir a graça como ajuda oportuna.” Amém!

Por: Seminarista Jadai Leandro

Nenhum comentário: